Quem construiu o Ginásio Santo Antonio de Campo Maior?


Muita gente que ocupa cargos de destaque na sociedade piauiense, estudou no tradicional Ginásio Santo Antonio de Campo Maior. O colégio foi uma referência não somente para os moradores da grande região dos carnaubais, mas atraia estudantes até de outros estados, cujos pais entregavam seus filhos aos cuidados dos mais renomados professores campomaiorenses. Mas um personagem que teve forte influência para a construção do colégio foi  Mário José de Andrade.Um agropecuarista, livreiro, comerciante e político que ocupou o cargo de Deputado Estadual no Piauí.

Filho de Silvestre José dos Santos e Maria Adelaide Sarto de Andrade destacou-se em empreendedorismo comercial e empresarial, notadamente na cera de carnaúba, em 1949 também passou a empresariar no mercado livreiro e gráfico. Em 1948 candidata-se a prefeito de sua terra natal, pela UDN e em acirrada campanha fica com 2417 votos em pleito vencido por Waldeck Bona que obteve 2697 votos.

Em meados da década de 1940 um grupo de pessoas da sociedade de Campo Maior, lideradas pelo M
onsenhor Mateus Cortez Rufino, intentaram construir uma escola que ofertasse uma estrutura de ensino de ponta e Mário Andrade comprou e fez doação do prédio para a instalação da criação que resultou na tradicional Escola Ginásio Santo Antonio.
   Mário José de Andrade é uma destas figuras que muito contribuíram para a educação campomaiorense. Atualmente,duas filhas dele residem na Praça Bona Prino em Campo Maior, Uma é biblioteconomista da Biblioteca Nacional.


Colaboração: Moacir Ximenes (Biblioteca de Campo Maior)



Quem construiu o Ginásio Santo Antonio de Campo Maior? Quem construiu o Ginásio Santo Antonio de Campo Maior? Reviewed by Arnaldo Ribeiro on 10:02:00 Rating: 5