Idosos viram astros da fotografia na festa de Santo Antonio










   Na contramão de relacionamentos curtos e rápidos, três casais de idosos da cidade de Campo Maior,  participaram de um ensaio fotográfico com objetivo de mostrar que o amor não tem idade e vai se fortalecendo com o passar dos anos. O resultado deste ensaio pode ser visto na exposição “Felicidade Não Tem Idade” que acontece na Praça Bona Primo, no município, até hoje, dia 13 de junho, dia de Santo Antonio, padroeiro da cidade.

Para os casais, celebrar o Dia dos Namorados  vai muito além de beijos e abraços. Os casais Manoel e Socorro Lima Costa, de 74 e 76 anos, José Pires e Rita Lima Paz, 76 e 68 anos, e Júlio Francisco dos Santos e Luiza Maria de Jesus, 72 e 71 anos, posaram para as lentes da fotógrafa Clebiane Gomes, em alguns pontos turísticos de Campo Maior.

Manoel Lopes da Costa e Maria do Socorro Lima da Costa estão casados há 42 anos e se conheceram brincando de passar fogueira durante as festas juninas. O casal tem dois filhos e duas netas e revelam como ter um relacionamento duradouro.
“O casal tem que obedecer um ao outro, tem que confiar, não ter ciúmes”, diz Maria do Socorro.

Jose Pires Sampaio e Rita Maria de Lima Paz eram vizinhos no interior de Miguel Alves, muitos anos depois, eles se reencontraram como vizinhos em Teresina, ficaram amigos, ela ficou viúva e ele divorciado. Depois de três anos, ela finalmente aceitou o pedido de namoro.
A família do casal é grande, pois ela tem dois filhos e cinco netos e seu José Pires tem cinco filhos, 11 netos e três bisnetos. Quando são questionados sobre o segredo de um bom relacionamento, o casal compartilha da mesma opinião. Para eles, o casal precisa se acostumar com o jeito um do outro, ceder em alguns momentos e andar juntos sempre. José Pires Sampaio e Rita Maria sonham envelhecer um ao lado do outro, de ficar velhinhos juntinhos.

Júlio Francisco dos Santos e Luiza Maria de Jesus conheceram-se nas festividades do clube do idoso há cinco anos. Foram rainha e rei do carnaval. “Se ele tiver triste, vou lá faço um carinho, tento animar, abraço” afirmou Luiza Maria.

A exposição “Felicidade Não Tem Idade’’ tem como uma das finalidades elevar a autoestima do casal. A assistente social Melissa Ferreira conta como a equipe teve a ideia da exposição. "A ideia da exposição surgiu após percebermos a interação entre os casais durante os encontros dos Serviços de Convivência e fortalecimento ao idoso que acontece a cada 15 dias", relatou.
Os organizadores da mostra também almejam mostrar para o público que é possível ter uma vida longa com outra pessoa e o amor não envelhecer. Além de encontrar um novo amor, que se pode fazer novos amigos, atividade físicas, jogar, dançar e ter uma vida ativa na terceira idade.
“A ideia é mostrar que nossos idosos podem e devem ser tratados com amor e atenção, buscando valorizar a terceira idade e dizer que a felicidade não tem idade”, explica a secretária de Assistência Social, Nilzana Gomes.


fonte e fotos: g1piaui
Idosos viram astros da fotografia na festa de Santo Antonio Idosos viram astros da fotografia na festa de Santo Antonio Reviewed by Arnaldo Ribeiro on 21:51:00 Rating: 5