Igreja tem o festejo cancelado devido conflito com a prefeitura



Um conflito entre a Prefeitura Municipal de Pio IX e a comunidade católica da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, resultou no cancelamento de um dos mais antigos eventos religiosos do município, a festa da padroeira, uma tradição que se mantém viva há pelo menos 129 anos.

A decisão do cancelamento ocorreu oficialmente na manhã desta terça-feira (8), após reunião entre os membros dos Conselhos de Pastoral e Econômico Paroquial, o bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, e os padres Francisco Feitosa e Sérgio Leal.

Após três meses de preparação, a programação religiosa do festejo de Nossa Senhora do Patrocínio foi iniciada no último domingo (6), logo pela manhã, com a alvorada e procissão, e prosseguiria até o dia 15 de agosto, quando seria celebrada a tradicional Missa Solene da Festa.  No entanto, foi interrompida logo no segundo dia, depois que a Prefeitura Municipal barrou a montagem de um pequeno palco contratado pela Paróquia para a realização da programação social do festejo, que envolvia a quermesse, apresentações culturais e música ao vivo. “Nós estávamos com tudo pronto, toda estrutura, pessoas que vinham de outras cidades, grupos de cantos do Ceará, de Ipiranga, de Itainópolis, de Picos”, disse o padre.

Segundo narrou o padre Feitosa, pároco local, uma equipe da Prefeitura Municipal, escoltada pela Polícia Militar, impediu que a empresa continuasse a montagem do palco contratado pela Igreja, e em seguida, recolheu a estrutura utilizando uma máquina retroescavadeira. Pouco tempo depois, no mesmo local, uma empresa contratada pela Prefeitura Municipal iniciou a montagem de um grande palco para a realização da festa comemorativa ao aniversário da cidade. O palco foi montado em frente à Igreja. O terreno, segundo afirmou o padre Feitosa, pertence à Igreja, que foi impedida de utilizá-lo para as suas próprias atividades.


O cancelamento do festejo é um fato histórico e teve grande repercussão na cidade. Uma mobilização foi iniciada nas redes sociais, onde circulam fotos e vídeos. O pároco afirmou que tem recebido apoio da comunidade católica. “Muito embora as pessoas fiquem com esse sentimento de dor, por não acontecer o festejo, ao mesmo tempo elas nos dão apoio e compreendem a decisão, e reconhecem que realmente foi uma falta de respeito muito grande de retirar as nossas barracas e montar a estrutura da festa do município”.


Fonte: cidades na net
Igreja tem o festejo cancelado devido conflito com a prefeitura Igreja tem o festejo cancelado devido conflito com a prefeitura Reviewed by Carlos Ivan on 20:52:00 Rating: 5