Justiça denuncia familiares de Wilson Martins por corrupção


O Ministério Público do Piauí ajuizou Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o advogado Arimatéa Segundo, sua esposa Jandira Martins (ex-prefeita de Santa Cruz do Piauí), seu cunhado e irmão de Jandira, Danilo Martins (prefeito de Wall Ferraz), além de Santino Xavier, também ex-prefeito de Santa Cruz, devido ao recebimento ilegal, por Arimatéa Segundo, de salário como advogado concursado, simultaneamente,em ambos os Municípios. 

 O advogado Arimatéa Segundo acumulava ilegalmente cargo público nas prefeituras de Santa Cruz do Piauí e Wall Ferraz, administradas pelos irmãos Jandira e Danilo Martins, sobrinhos do ex-governador Wilson Martins. Na ação, a promotora de Justiça de Santa Cruz, Romana Leite, frisa que Arimatéa Segundo começou a receber salário como advogado concursado do Município de Santa Cruz em 15 de julho de 2014, quando já era advogado do Município de Wall Ferraz, onde assumiu a vaga em 1º de novembro de 2013, também através de concurso público.

 A Constituição Federal proíbe, em seu artigo 37, XVI, a acumulação remunerada de cargos públicos. Na época em que Segundo assumiu a vaga em Santa Cruz, a prefeita do município era sua esposa, Jandira Martins, filha do deputado estadual Rubem Martins (PSB), que foi secretário de Desenvolvimento Rural na gestão do irmão, o então governador Wilson Martins (PSB). O município de Wall Ferraz, onde Arimatéa já trabalhava como advogado, era administrado pelo prefeito Danilo Martins, irmão de Jandira.

 A promotora já havia alertado Jandira, Danilo e Santino sobre a ilegalidade do acúmulo ilegal de cargo por Segundo, porém nenhum dos três gestores agiu para cumprir a Recomendação nº 05/2015, expedida pela promotora, mesmo cientes de que o descumprimento poderia ser entendido como “dolo” (intencional). Liminar da Justiça Em 17 de junho de 2016, por meio do ajuizamento de Ação Popular, a Justiça determinou liminarmente que o advogado escolhesse um dos cargos e, assim, Arimatéa Segundo optou por ser exonerado de Wall Ferraz, município administrado pelo seu cunhado Danilo Martins. 


portalaz
Justiça denuncia familiares de Wilson Martins por corrupção Justiça denuncia familiares de Wilson Martins por corrupção Reviewed by Arnaldo Ribeiro on 10:38:00 Rating: 5