Motim na Casa de Custódia deixa treze presos feridos

Treze presos ficaram feridos durante motim na Casa de Custódia, zona sul de Teresina, na noite deste domingo (20). De acordo com a Secretaria de Justiça (Sejus), os detentos feridos tiveram atendimento médico e passam bem. Não houve mortes.De acordo com informações repassadas por Jefferson Dias, diretor de Assuntos Sindicais do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), durante o motim os detentos quebraram celas e queimaram colchões.
O motim atingiu os pavilhões E, F, G e H e foi controlado duas horas depois do início da movimentação. A Tropa de Choque da Polícia Militar, Bope, Comando de Operações Prisionais, Corpo de Bombeiros e agentes penitenciários da própria Casa de Custódia atuaram na estabilização nos pavilhões.
Nos quatro pavilhões atingidos pelo motim , pelo menos 30 câmeras foram destruídas. A Secretaria de Justiça continua apurando se há outros motivos para o motim e está investigando o distúrbio administrativa e criminalmente.
De acordo com a Sejus, a  equipe da Diretoria de Humanização e Reintegração Social esteve na unidade, dando suporte aos familiares de detentos.
A Secretaria de Justiça e a gerência da Casa de Custódia farão uma vistoria na unidade, para verificar a situação geral no presídio e prevenir a ocorrência de novos distúrbios e serão aplicadas sanções disciplinares aos presos envolvidos na movimentação.
Texto:Portal AZ/Adriana Oliveira

Confira a nota divulgada pela Sejus


A Secretaria de Justiça do Piauí informa que as investigações preliminares apontam que a motivação principal para o motim na Casa de Custódia de Teresina, nesse domingo (20), foi o funcionamento do sistema de monitoramento por câmeras de segurança.
Nos quatro pavilhões atingidos pelo motim (E, F, G e H), pelo menos 30 câmeras foram destruídas. A Secretaria de Justiça continua apurando se há outros motivos para o motim e está investigando o distúrbio administrativa e criminalmente.
Treze detentos ficaram feridos levemente e receberam atendimento leve. Não houve mortes. A Secretaria de Justiça está reforçando a segurança no presídio, para manter a ordem, evitando, portanto, a ocorrência de novos distúrbios.
Serão aplicadas sanções disciplinares aos presos envolvidos. Atuaram na contenção do motim as equipes da Tropa de Choque da Polícia Militar, Bope, Rone, Comando de Operações Prisionais, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e agentes penitenciários.
Motim na Casa de Custódia deixa treze presos feridos Motim na Casa de Custódia deixa treze presos  feridos Reviewed by Redação - A Voz do Jenipapo on 08:49:00 Rating: 5