Dia do Piauí não deveria ser 13 de Março ?





Apesar do feriado de 19 de outubro comemorar o Dia do Piauí, a data não é lembrada por conta da criação do Estado. Existem uma série de datas que costumam confundir os piauienses e levam alguns a acreditarem que o feriado seja por conta do aniversário do Piauí.


Se fossemos tratar do aniversário, o Piauí já possui mais de 250 anos. A criação da capitania ocorreu em 1758 e a instalação oficial no ano seguinte. O Dia do Piauí na verdade marca a memória de uma das datas que marcaram o processo de independência do Estado.

O 19 de outubro diz respeito a aclamação da Independência, ocorrida em Parnaíba no ano de 1822, um mês depois do Brasil se declarar independente de Portugal.

No dia 22 de janeiro 1823, um outro ato de aclamação da independência também foi realizado no município de Piracuruca. Dois dias depois, a então capital Oeiras declarou a adesão oficial a esse processo.

No dia 13 de março do mesmo ano, ocorreu a Batalha do Jenipapo, em Campo Maior. Camponeses lutaram contra tropas portuguesas para garantir a liberdade.

Afinal...Qual é o dia do Piauí?
Dia do Piauí não deveria ser 13 de Março ? Dia do Piauí não deveria ser 13 de Março ? Reviewed by Arnaldo Ribeiro on 08:24:00 Rating: 5