Secretaria de Saúde elabora Plano de Ação para prevenção do suicídio em Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai elaborar ,em parceria com outras instituições, um plano de ação para prevenção do suicídio. A ação visa à sistematização e organização do fluxo de atenção e cuidado à saúde do paciente em risco de suicídio, buscando a redução desse agravo de saúde.
A reunião para tratar sobre o assunto aconteceu na tarde dessa terça-feira ,19/12, e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Marcelo Mirada, da secretária municipal de Assistência Social, Nilzana Gomes, agentes comunitários de saúde, assistentes sociais, psicólogos, além de representantes do CAPS, NASF e assistência hospitalar. O plano é uma ação de conscientização para as questões que envolvem a saúde mental. Uma delas é a elaboração.
O plano deverá prever medidas como campanhas educativas, ações de promoção em saúde e prevenção de danos, reforçando a ação da atenção primária, visando o fortalecimento e a melhoria da qualidade de vida dessa população.
Uma das principais estratégias que deverá ser adotada no plano, como explica o secretário Marcelo Miranda, é “trabalhar a prevenção do suicídio logo na atenção básica, sensibilizando as equipes de Estratégia da Saúde da Família e capacitando os agentes comunitários de saúde para que eles estejam aptos a identificar pessoas com comportamentos autodestrutivos e fazer os encaminhamentos necessários para o tratamento adequado”.

Ascom
Secretaria de Saúde elabora Plano de Ação para prevenção do suicídio em Campo Maior Secretaria de Saúde elabora Plano de Ação para prevenção do suicídio em Campo Maior Reviewed by Redação - A Voz do Jenipapo on 18:20:00 Rating: 5