Falece Dona Santinha, esposa do líder camponês Luiz Eduvirgens





Faleceu nesta terça feira, 24 de abril,em Campo Maior, uma das mulheres mais admiradas da história local. Dona Francisca Eduvirgens de Sousa Lopes, a Dona "Santinha", esposa do líder camponês, Luiz Eduvirgens.

     Dona Santinha tinha 85 anos de idade e enfrentava problemas de saúde. O velório acontece em sua residência na localidade Matinhos e o enterro será no cemitério do Povoado Chumbinho.

     Dona Santinha teve 15 filhos e viveu todos esses anos ao lado de seu fiel companheiro Luiz Eduvirgens. Além de esposa, ela foi a companheira de luta do marido quando o mesmo encabeçava as ligas camponesas, durante a ditadura militar no Brasil. Ela viu o marido ser perseguido mas nunca abandonou a causa da reforma agrária e da fundação dos sindicatos dos trabalhadores rurais.

     Mulher de fibra, valente e determinada,ele foi um reforço diário nos ideais do marido.Criou os filhos com as dificuldades da vida rural, mas ensinou a todos o exemplo de decência e dignidade.

       Certa vez, Dona Santinha concedeu entrevista ao jornalista Arnaldo Ribeiro em uma radio local e falou sobre os anos de chumbo que enfrentou com o marido durante as perseguições e atrocidades praticadas pela ditadura. Ela relatou que certa vez um grupo de militares invadiu sua casa procurando por seu marido. Ela calmamente ofereceu um café aos soldados e disse que seu esposo não estava em casa, estava sim lutando pelos direitos dos trabalhadores.
Falece Dona Santinha, esposa do líder camponês Luiz Eduvirgens Falece Dona Santinha, esposa do líder camponês Luiz Eduvirgens Reviewed by Arnaldo Ribeiro on 20:36:00 Rating: 5