SAÚDE: coordenador de endemias fala sobre cuidados com os potós

A proliferação de potós em Campo Maior é um problema que está preocupando a população. Ao passar os dias após o período chuvoso, mais vítimas aparecem com queimaduras pelo corpo. A orientação das autoridades de saúde é que a população se proteja, adotando medidas como trocar a luz branca pela luz amarela, já que eles são atraídos por essa iluminação e dedetizar as áreas aonde esses insetos costumam aparecer e manter sempre os ambientes da casa limpo.
 Coordenador de Endemias, Raimundo Barros

O potó é um inseto pequeno que deixa grandes estragos na pele de uma pessoa. O coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, Raimundo Barros, explica que esses insetos, que tem o nome de paederus irritans, são da família dos besouros e costumam aparecer no final do período chuvoso, quando está começando o calor.
Ele lembra que esses bichinhos não mixam nas pessoas e sim liberam uma substância tóxica, como forma de defesa, causando queimaduras.
O coordenador ressalta que embora a proliferação dos potós  está fazendo muitas vítimas não há, do Ministério da Saúde, uma ação específica para combate e controle da proliferação dos insetos. Mas a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Maior está fazendo orientações através dos agentes de endemias e de saúde.

Ele recomenda que além de trocar lâmpadas e dedetizar a casa, também as pessoas podem usar repelentes. E caso já tenho sido atingido pela secreção tóxica do inseto o coordenador recomenda que se procure um dermatologista o mais urgente possível. 


“Os nossos postos de saúde estão orientados a atender essas pessoas e nos casos mais graves encaminha-los para um especialista. Muitas pessoas usam medicamento sem recomendação médica, mas o ideal fazer uso de remédios prescritos por profissionais de saúde”, orienta Raimundo.



DICAS:


Quando for domir, apague as luzes, diexe os quartos menos iluminados possível



Não use colchas de cores claras



Quando for atingido, não toque no local antes de lavar bem com água e sabão para amenizar os efeitos da secreção.



Assessoria de Comunicação PMCM
SAÚDE: coordenador de endemias fala sobre cuidados com os potós SAÚDE: coordenador de endemias  fala sobre cuidados com os potós Reviewed by Girlêudo Silva on 10:10:00 Rating: 5